13 de nov. de 2011

Gran Turismo 5: entrevista com Kazunori Yamauchi


No próximo dia 24 de novembro, Gran Turismo 5 completa um ano de seu lançamento, e o criador da série, Kazunori Yamauchi, disse que o recém-lançado DLC para o jogo é apenas o começo de uma série de novos lançamentos, e a Polyphony já está trabalhando no futuro Gran Turismo 6. Será que levará tanto tempo para sair quanto o 5 (que levou pelo menos quatro anos para ser lançado)?

Em visita a Las Vegas, para um evento da indústria automobilística (da SEMA - Specialty Equiment Marketing Association) e para apresentar o GT Awards, Yamauchi deu uma entrevista ao IGN, que colocamos abaixo, devidamente traduzida. Será que podemos invejar o fato do cara dirigir na vida real boa parte dos carrões que ele coloca nos jogos?

IGN: Qual o papel da SEMA todas as vezes que você vem a Las Vegas para o GT Awards?

Kazunori Yamauchi:
Um dos motivos pelos quais realmente venho à América do Norte todos os anos para a SEMA é a oportunidade de conferir as novas tendências do mercado de carros. Quando você fala do GT Awards, acho que é uma oportunidade de incluir parte das tendências do mercado automotivo nos nossos jogos da série Gran Turismo. Então é algo que continuarei fazendo enquanto vier para cá. É realmente a cultura de carros que queremos incluir em Gran Turismo através do GT Awards.

IGN: Você pode falar do quanto você foi capaz de atualizar e melhorar Gran Turismo 5 desde seu lançamento?

Yamauchi: Faz praticamente um ano que lançamos o jogo e, desde então, lançamos cerca de quinze atualizações para o jogo. Essas atualizações pavimentaram o terreno do jogo no sistema do PlayStation 3. Agora, podemos lançar mais expansões e adicionar mais conteúdo ao jogo. Acho que a cada dois meses poderemos lançar pacotes incluindo novos carros e picapes, mas tudo depende da reação dos usuários ao primeiro pacote que lançamos.

IGN: Como o retorno dos fãs influenciou no primeiro DLC para Gran Turismo 5?

Yamauchi: Creio que o maior impacto foi termos colocado uma visão simplificada de dentro do carro para todos os veículos do jogo, incluindo os carros standard. Isso foi algo que veio através do feedback dos jogadores. Tivemos bastante trabalho nisso, porque são mais de 900 carros no jogo e tivemos que nos certificar de que estávamos colocando tudo certo na tela. Esse processo não tem fim, porque estamos fazendo algo todos os meses basicamente para tornar tudo melhor de acordo com o que as pessoas nos dizem.

IGN: Como você escolheu o que foi incluso no primeiro DLC?

Yamauchi: Temos uma série de materiais possíveis para serem lançados, e a escolha do que foi para o primeiro DLC foi uma decisão minha com a equipe da Polyphony. Decidimos que os veículos e pistas do primeiro DLC seriam nosso ponto de partida.

IGN: O piloto Bryan Heitkotter, da GT Academy, está se preparando para correr as 24 Horas de Dubai em janeiro, mas ele não pode treinar no Gran Turismo 5, porque a pista não está no jogo. Esse circuito é algo que pode ser acrescido ao jogo?

Yamauchi:
Não posso negar a possibilidade, mas não sei ainda.

IGN: O que você acha de pilotos como Heitkotter, que de apenas jogador de Gran Turismo tornou-se um piloto de verdade da Nissan, e com duas corridas já acertadas e baseadas na simulação do jogo?

Yamauchi: É um grande sonho realizado para mim. Quando criei o primeiro Gran Turismo, sabia que um dia um piloto que aprendeu a dirigir com o jogo se tornaria um piloto na vida real. E acabou acontecendo.

IGN: Com que frequência você dirige os carros de verdade enquanto desenvolve os jogos?

Yamauchi: Não dirijo todos os carros que vão para o jogo, mas a maioria deles. E alguns deles eu guio em circuitos. É importante conferir o realismo de nosso modelo de simulação de vez em quando. Eu gosto de, periodicamente, checar e me certificar de que estamos no caminho certo quando implementamos a física de cada veículo no jogo.

IGN: Como você decide o que vai para os DLCs de Gran Turismo 5 e o que ficará reservado para o próximo jogo da série?


Yamauchi: Claro que já estamos trabalhando em GT6 e acho que o fator de separação é: o que não pudermos implementar em GT5 via DLC ficará para o GT6. O que pudermos implementar no atual jogo, vamos fazer.

Um comentário:

Junior Nascimento disse...

Primeiro lugar, a visão simplificada ficou um lixo. Uma tela preta horrível que chega a atrapalhar.
Depois, este DLC foi um roubo por ser cobrado. Um monte de carro tunado, com decalques fictícios do próprio jogo e produtoras. Só salvou mesmo o circuito de Spa, mas eu achei uma palhaçada cobrarem por um pack tão ordinário de carros.
Esta história que já trabalham no seis, só acredita mesmo quem acreditou em cada data de lançamento de GT5 e GT PSP. Tem gente que gosta de se enganar, fazer o quê?
E, por último, é difícil acreditar que esse cara goste tanto de carros. É um crime chamar de simulador um jogo que o painel interno é uma tela preta.