29 de nov. de 2011

Battlefield 3 banido no Irã


Battlefield 3
vendeu 5 milhões de cópias na semana de lançamento. Entretanto, enquanto BF3 é um best-seller no Ocidente, partes do Oriente Médio não estão exatamente contentes com o jogo.

Em reportagem da France Presse em cima de artigo do site The Lebanon Star, o shooter militar da DICE foi banido no Irã. Embora a Electronic Arts não possua revendedores oficiais no país, jogos piratas de PC são norma na região, e os oficiais do governo iraniano estariam fechando lojas e prendendo donos por venderem o jogo secretamente.

Battlefield 3 contém uma série de cenários em locais do mundo real, sendo um deles no Irã. O jornal local Ars-e Ertebat publicou que fontes da política local solicitaram o banimento do jogo por lá.

E de acordo com a agência Fars, um grupo de "jovens iranianos" coletou mais de 5 mil assinaturas numa petição online protestando contra Battlefield 3. "Entendemos que a história do videogame é apenas hipotética, mas acreditamos que BF3 foi lançado numa época em que a comunidade internacional, liderada pelos Estados Unidos, pressiona o Irã", diria a petição.

Violência e promoção de crimes são razões comuns para solicitar banimento de jogos, mas ocorrências geopolíticas são raras. Em 2006, Mercenaries 2 causou controvérsia na Venezuela devido ao seu vilão, um "poderoso tirano" que liderava o país de Hugo Chávez. Dois anos antes, Ghost Recon 2 foi banido na Coreia do Sul devido a um roteiro que envolvia uma guerra na penílsula coreana que estava indo "longe demais". A punição foi suspensa em 2006.

Procurada pelo Gamespot para comentar o assunto, um representante da Electronic Arts disse, laconicamente, "que espera que o banimento do jogo no Irã previna que cópias piratas do jogo cheguem até lá". Então tá.

Fonte: http://www.gamespot.com/news/battlefield-3-banned-in-iran-report-6346715?tag=recent_news%3Btitle%3B2

Nenhum comentário: