7 de nov. de 2011

"Acordo da Sony com a Ubisoft para filme de Assassin's Creed é um desperdício de tinta, papel e tempo"


No final do mês passado, a Variety, diário americano especializado na indústria de cinema, disse que a Sony Pictures estava assinando um contrato com a Ubisoft para fazer um ou mais filmes sobre a franquia Assassin's Creed. Entretanto, especialistas da indústria disseram, mais tarde, que o contrato assinado, que dá total controle das ações para a Ubisoft, é "um desperdício de tinta, papel e dinheiro".

De acordo com o site Vulture, nenhum estúdio ou diretor já demandou o tipo de controle que a Ubisoft terá neste caso. "Como diretor, nem Steven Spielberg consegue um contrato desses", disse uma fonte do site.

A Sony, aparentemente, cedeu às demandas da Ubisoft para aprovar praticamente todos os aspectos do filme: elenco principal, orçamento, roteiro e data de lançamento.

"Todo o acordo da Sony com a Ubisoft é um desperdício de tinta, papel e dinheiro", declarou um agente que não quis se identificar. "O nível de controle que a Sony desistiu de ter significa que o filme sobre Assassin's Creed nunca - e eu quero dizer mesmo nunca - será feito", prosseguiu.

Estúdios como DreamWorks, Universal e Warner teriam desistido do acordo devido ás exigências da Ubisoft.

Um chefe de estúdio, também não identificado, disse que "eles querem ser capazes de terminar com todo o desenvolvimento do filme se eles assim decidirem. Isso é ridículo".

A Ubisoft conseguiu que seus desejos de controle total fossem atendidos porque prometeu gastar "um enorme montante" na produção do filme, de acordo com uma fonte próxima ao acordo. A Sony investiria apenas parte do dinheiro.

A insistência da Ubisoft em querer controle total provavelmente se deve ao fracasso, ano passado, da adaptação para as telas da franquia Príncipe da Pérsia. A bilheteria do filme ficou bem abaixo do esperado, e a Ubisoft acredita que as coisas não deram certo porque não tiveram controle suficiente.

No fim das contas, é uma situação onde todos saem perdendo no ramo de games virando filmes. Para fazer os filmes funcionarem, os estúdios querem controle criativo, mas para terem certeza de que as coisas vão funcionar, as produtoras de games querem que os estúdios provem que podem fazer bons filmes baseados em jogos". Com apenas a franquia Tomb Raider (e ainda assim, com controvérsias) tendo dado certo nesse ramo, a confiança mútua entre estúdios e produtoras de games anda em baixa.

No fim das contas, um dos chefes de estúdio conclui: "se eles têm tanto medo do que possa acontecer com suas franquias, pra que fazer filmes sobre elas, então?".

Enquanto isso, a Ubisoft lança Assassin's Creed: Revelations, o jogo, na semana que vem, dia 15 de novembro. Dá pra jogar pensando em quem poderia fazer os papéis de Desmond, Ezio e Altair no cinema, né?

Fonte: Eurogamer

Nenhum comentário: