7 de jan. de 2013

Não é só no Japão: produção do PlayStation 2 será encerrada em todo o mundo



No final de 2012, a Sony japonesa anunciou o fim da produção do PlayStation 2 em sua terra natal, e agora a empresa confirmou ao jornal inglês The Guardian que encerrará a produção do console em todo o mundo.

Lançado em 2000, o PS2 vendeu mais de 150 milhões de unidades em seus treze anos de história, e sua biblioteca de mais de dez mil jogos vendeu mais de 1,5 bilhão de unidades.

A estratégia da Sony para o sucesso do PS2 teve três grandes fatores: design bonito, excelentes jogos e timing perfeito. A decisão da empresa de incluir um DVD player no console levou o videogame às salas de estar em todo o mundo, já que o console na época era uma opção mais barata que um aparelho de mesa para assistir aos filmes no então novo formato. A Sony repetiu a estratégia com o PlayStation 3, fazendo-o suportar filmes em Blu-Ray, mas sem o mesmo sucesso.

Para completar o estrago causado na concorrência (leia-se: o Dreamcast, da Sega, e o Gamecube, da Nintendo), a Sony ainda garantiu exclusividade de grandes franquias, como Grand Theft Auto, Metal Gear Solid e Final Fantasy, além de apresentar grandes jogos próprios, como as franquias Jak & Daxter, Ratchet & Clank, God of War e os jogos do Team Ico (Ico e Shadow of the Colossus).

Agora dá pra dizer mesmo pro PlayStation 2 descansar em paz na história dos videogames.

Nenhum comentário: