13 de jan. de 2013

Especial: games de tênis


Nesta segunda, 14 de janeiro, começa o Australian Open, primeiro torneio Grand Slam de tênis do ano. E aproveitando o começo da temporada, listamos algumas opções de jogos de tênis na atual geração de consoles para você ser um campeão das quadras virtuais.

Top Spin 4


Top Spin 4
A primeira opção é Top Spin 4, desenvolvido pela 2K Czech e publicado pela 2K Sports em 2011, em versões para PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii. Considerado pela crítica o melhor game de tênis da atual geração, algumas análises o chamam de "Gran Turismo do tênis", dado o grau de simulação e de profundidade do jogo.

Roger Federer, na sua versão do jogo Top Spin 4
Top Spin 4 possui um modo de carreira bastante extenso, onde você pode criar seu jogador e encarar longos modos tanto locais quanto online, sendo que neste você entra num sistema de ranking similar ao da ATP. Caso você esteja jogando um torneio e seja eliminado cedo, você terá que esperar esse torneio terminar até começar outro, como na vida real. Também há opções de disputar partidas amistosas locais ou online, e de fazer treinamentos usando ou não de assistências de jogo.

No quesito tenistas licenciados, o jogo conta com Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Murray, Andy Roddick, Serena Williams, Caroline Wozniacki, Ana Ivanovic e lendas como Andre Agassi, Boris Becker, Björn Borg e Ivan Lendl. Já os torneios incluem o Australian Open, Roland Garros e o US Open entre os Grand Slams (Wimbledon ficou de fora), além de alguns torneios do circuito da ATP, como os Masters 1000 de Indian Wells, Miami e Paris, além do ATP Finals, em Londres. Além destes, há mais um caminhão de torneios fictícios, de Viena a Seul, passando por Dallas e Kiev.

Grand Slam Tennis 2

Jogo de duplas em Grand Slam Tennis 2

O segundo game da lista é Grand Slam Tennis 2, lançado em fevereiro de 2012 pela Electronic Arts, em versões para PS3, Xbox 360 e Wii. Como o nome sugere, este jogo contém os quatro grandes torneios do circuito mundial totalmente licenciados, inclusive o de Wimbledon.

Aqui, o modo carreira é menos profundo que no rival Top Spin 4. Durando dez temporadas, você cria seu jogador (ou jogadora), passa por torneios pequenos, mas logo tem a chance de disputar as competições maiores e enfrentar os gigantes das quadras. Nesse interim, o jogador vai melhorando seus atributos de saque, voleio, top spin etc. e galgando lugares ranking acima. A cada ano, o jogo vai aumentando sua dificuldade, independente de qual seja seu ranking ou seus atributos.

O jogo mistura astros do tênis atual, como Federer, Nadal e Djokovic, com lendas do quilate de John McEnroe, Boris Becker, Pete Sampras e Stefan Edberg. Também há um elenco feminino, juntando as irmãs Serena e Venus Williams, Maria Sharapova e Ana Ivanovic a lendas como Martina Navratilova e Chris Evert.

Grand Slam Tennis 2 mostrando o 2011 arrasador de Novak Djokovic

Além dos modos convencionais de carreira e de partidas amistosas, há um modo em que o jogo recria grandes jogos da história dos torneios de Grand Slam, entre os anos 70 e os 2000. À medida em que você for concluindo os desafios, outros são destravados, e ainda rendem bons troféus ou achievements à sua coleção.

Grand Slam Tennis 2 possui excelentes gráficos, com representações realistas dos jogadores e das quadras, e um estilo de transmissão de TV, com recursos da ESPN e a participação de Pat Cash e John McEnroe narrando seus jogos - embora a narração canse depois de um tempo. McEnroe também é a estrela do modo de treinamento, onde ele orienta, para o bem e para o mal, o jogador para aprender os comandos do jogo.

E por falar em comandos, Grand Slam Tennis 2 adotou uma tecnologia chamada Total Racquet Control, que permite ao jogador, usando o analógico direito do joystick, a direcionar e dar força a todos os golpes do seu tenista. Entretanto, a resposta aos comandos nem sempre é precisa, e talvez você se adapte melhor aos botões convencionais.

Nos modos online, o jogo permite que você jogue partidas amistosas ou torneios contra jogadores do mundo todo, mas não há um modo de carreira online como há em seu concorrente Top Spin 4.

No fim das contas, Grand Slam Tennis 2 é um bom jogo, mas poderia ser melhor. Mais opções de jogo, a inclusão de mais quadras além das dos Grand Slams - há apenas quatro torneios genéricos disponíveis - um modo carreira mais ajustado a sua habilidade e a possibilidade de carreiras e rankings online melhorariam bastante a experiência.

Virtua Tennis 4

Virtua Tennis 4

Em abril de 2011, a Sega lançou Virtua Tennis 4, novo jogo da veterana série de tênis que começou nos arcades japoneses, em 1999, em versões para PS3, Xbox 360, Wii e PC. No final do mesmo ano, saiu a versão para o PlayStation Vita.

Com uma jogabilidade mais simples que seus concorrentes, Virtua Tennis 4 é um jogo fácil de aprender, mas que às vezes pede por mais recursos. O elenco de tenistas é bastante amplo, com os triviais Federer, Nadal e Djokovic, além de nomes como o argentino Juan Martín Del Potro, o chileno Fernando González e o francês Gaël Monfils, além dos lendários Boris Becker, Stefan Edberg, Patrick Rafter e Jim Courier. Os três primeiros são exclusivos da versão para o PlayStation 3. No elenco feminino, temos Venus Williams, Ana Ivanovic, Caroline Wozniacki, Maria Sharapova e até a britânica Laura Robson, que não é exatamente uma tenista das mais famosas do circuito.

Um dos minigames de Virtua Tennis 4 é o de boliche
Não há torneios licenciados no jogo, todos são fictícios, mas há os "Grand Slams" na Austrália, França, Grã-Bretanha e EUA na mesma ordem dos torneios reais.

O jogo possui um modo Arcade onde o jogador pode disputar partidas rápidas ou os quatro torneios do "Grand Slam" com seu tenista favorito. No modo online, você disputa amistosos contra jogadores mundo afora, e sobe ou desce nas tabelas de líderes. Já o modo de carreira obriga você a criar um jogador do zero e, num mapa cheio de torneios, minigames e truques, ir galgando posições nos rankings até tornar-se o número 1 do mundo após quatro temporadas.

Neste modo, o jogador tem uma espécie de tabuleiro, e seu técnico distribui tickets com quantas casas você pode andar a cada jogada. Há desde torneios pequenos, partidas amistosas, dias de descanso. Entretanto, o jogador precisa ficar de olho no calendário para não gastar tempo demais em jogos menores e evitar perder os torneios grandes, que dão mais estrelas e faz você subir mais posições.

Além dos jogos em si, há uma série de minigames que o jogador pode praticar para melhorar seus atributos. Dentre eles, há uma simulação de boliche onde você tem que derrubar os pinos com a força de seu saque, outro onde pintinhos são soltos na quadra e você tem que pegá-las usando sua velocidade, outro em que a "bola" é uma bomba que você tem que fazer explodir do outro lado da quadra, dentre outros.

Os controles do jogo são tão simples que você sente falta da complexidade dos concorrentes, especialmente Top Spin 4. A inteligência artificial, que força você e seu adversário a darem uma série de mergulhos desnecessários, irrita. A parte gráfica é apenas competente, ficando longe dos concorrentes, e o som é péssimo, incluindo uma música eletrônica irritante durante os menus e, pior, os jogos.

O jogo é divertido, pode render uns bons troféus à sua lista, mas tendo dois concorrentes bem melhores, Virtua Tennis 4 fica como opção apenas se for a única disponível.

Nenhum comentário: