21 de jan. de 2013

Atari americana entra com pedido de falência



A problemática Atari, criadora de clássicos do porte de Pong, Breakout e Asteroids, entrou com um pedido de falência em Nova York no último domingo (20).

De acordo com o jornal Los Angeles Times, a Atari Inc. e três afiliadas entraram com os pedidos de falência para tentar se livrar da empresa-mãe, a francesa Atari S.A. e tentar se focar em fazer jogos digitais e para dispositivos móveis, de acordo com uma fonte do jornal.

2012 foi um ano difícil para a companhia, que mesmo com uma série de lançamentos na web baseados em seus clássicos, não conseguiu evitar uma queda de 34% no faturamento e um lucro de apenas 11 milhões de dólares. As ações da empresa chegaram a despencar para menos de um euro nas bolsas europeias. E um detalhe interessante apontado pelo LA Times: 17% do faturamento da Atari hoje em dia é representado pelo licenciamento de seu logotipo para uso em outros produtos, como camisetas, canecas...

Caso o pedido de falência dê certo, uma nova Atari pode emergir, sem a dependência da matriz francesa (a Infogrames licenciou a marca em 2003 e em 2008 comprou todos os ativos) e também livre do BlueBay, fundo de investimentos britânicos que não garantiu os recursos necessários para a empresa lançar seus jogos que estão em desenvolvimento.

Fontes: Gamespot, MCV, CVG

Nenhum comentário: