23 de jan. de 2013

Sega, Take-Two e Ubisoft entre os compradores das franquias da THQ


Uma carta do CEO Brian Farrell e do presidente Jason Rubin, da THQ, aos empregados da empresa, confirmou que algumas das franquias da produtora foram vendidas como parte do processo de falência.

A THQ pretendia, quando entrou com o processo de liquidação, vender toda sua estrutura para o fundo de investimentos Clearlake Capital, mas credores contestaram a decisão, e a empresa acabou separando seus produtos na hora de vender.

A carta também informa que os atuais empregados terão novos chefes ou estarão desempregados a partir da próxima sexta-feira, dia 25, quando a THQ deve divulgar mais detalhes da venda.

Por enquanto, as vendas foram:

- a Koch Media (produtora de Dead Island) comprará a Volition, estúdio que produz Saints Row e Red Faction, além dos direitos da franquia Metro, pagando respectivamente 22 milhões de dólares pelo estúdio e mais 5,8 pelos direitos de Metro. A outra oferta por ambos havia sido da Ubisoft.

- a Take-Two (dona da Rockstar e da 2K Games) comprou a franquia Evolve, que ainda estava em desenvolvimento, por 10 milhões de dólares. A outra oferta, bem mais baixa, havia sido feita pela própria desenvolvedora do jogo, a Turtle Rock. Evolve, de acordo com rumores, é um jogo de simulação de vida, similar a Spore, da Electronic Arts.

- a Crytek, desenvolvedora alemã responsável pela série Crysis, comprou a franquia Homefront, pela qual já havia sido contratada como força terceirizada para desenvolver uma sequência, por 500 mil dólares.

- a Relic, responsável pelos jogos de estratégia das séries Company of Heroes e Warhammer 40,000, foi vendida para a Sega por 26,6 milhões de dólares, superando a oferta da Zenimax em 300 mil dólares.

- a Ubisoft comprou os direitos sobre os jogos baseados no desenho animado South Park (US$ 3,265 milhões) além do estúdio THQ Montreal, que coincidentemente tem muitos ex-empregados da própria Ubisoft.

Não houve interessados na Vigil, criadora da franquia Darksiders, nem na operação de distribuição de jogos da THQ, nem em outras franquias (uDraw, cadê você?). Na carta dos diretores, eles dizem que ainda buscam compradores para os produtos não vendidos.

Fontes: Kotaku e MCV

Nenhum comentário: