12 de mar. de 2013

Kojima aposta em "episódios piloto" de games e maior interação entre jogadores e desenvolvedores na próxima geração



O criador da série Metal Gear Solid, Hideo Kojima, acredita que a chegada da próxima geração de consoles trará diversas dificuldades aos desenvolvedores de games. Para vencer esses desafios, o veterano da indústria explicou à revista Edge que os desenvolvedores poderiam lançar "pilotos" de seus projetos, similares aos que a TV faz com novos programas, para ver se os jogadores estão interessados antes de irem além.

"É possível fazer várias coisas mais realistas, mas não significa que você deva fazer isso", disse Kojima. "Você tem que priorizar as coisas, e esse método vai separar as equipes bem sucedidas das fracassadas; Entretanto, penso que há uma forma diferente de lidar com o problema: algo similar ás séries de TV, onde você pode usar episódios-piloto para testar as águas nos quais você vai navegar antes de mergulhar fundo num projeto".

Kojima explicou que esses "pilotos" poderiam ser distribuídos através de canais digitais, permitindo aos jogadores testar um jogo enquanto ele ainda está em desenvolvimento. O produtor estima que o desenvolvimento de um desses pilotos levaria cerca de um ano.

"Acho que deve haver um aspecto social na criação de games, porque estamos num universo mais interativo", disse Kojima. "Você teria retorno dos jogadores, e acho que seria benéfico para jogadores e criadores".

Kojima não é o primeiro a falar em conteúdo episódico como componente no desenvolvimento de jogos para a próxima geração de consoles. Shuhei Yoshida, presidente do Sony Worldwide Studios, revelou no mês passado que o PlayStation 4 suportará conteúdos episódios e jogos em esquema free-to-play, mas não entrou em maiores detalhes.

Jogos em formato episíodico são pouco comuns na indústria, mas alguns deles foram muito bem sucedidos. A Telltale Games criou vários jogos para PC e consoles no formato, e em 2012 lançou The Walking Dead, baseado na série de quadrinhos homônima, que recebeu diversos prêmios de Jogo do Ano e vendeu mais de oito milhões de episódios até agora. Tanto que a Telltale anunciou uma segunda temporada do jogo.

Fonte: Gamespot

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