12 de mar. de 2013

Miyamoto: "Jogadores seguirão comprando consoles se os jogos valerem a pena"



As preocupações sobre o mercado de smartphones estarem prejudicando a venda de plataformas tradicionais de games são exageradas, afirma o criador das séries Mario e Zelda, Shigeru Miyamoto. Falando ao New York Times, o veterano da indústria disse que os jogadores seguirão comprando hardware tradicional se os jogos seguirem atraentes.

"Enquanto formos capazes de entregar uma experiência de entretenimento que as pessoas queiram jogar, eles estarão mais felizes comprando outro aparelho para carregar junto com seus smartphones", disse Miyamoto.

Miyamoto apontou que nos últimos anos as vendas de smartphones cresceram bastante no Japão, e muitos dizem que "talvez você não precise de um console nem de um videogame portátil". Entretanto, o desenvolvedor disse que Animal Crossing: New Leaf, para o Nintendo 3DS, foi um "grande sucesso" por lá. O jogo está programado para chegar ao Ocidente ainda este ano.

Sobre Animal Crossing, Miyamoto disse que o maior público do game é de mulheres adultas, ao mesmo tempo em que diz que elas foram as primeiras a adotar fortemente os smartphones nos últimos anos. Resumidamente, Miyamoto chamou o mercado de "imprevisível".

"Entretenimento é algo que muda em cada lugar. Você tem um parque temático como a Disneylândia, e ela é uma forma de entretenimento", disse. "E ao mesmo tempo que você tem pequenos softwares que você pode jogar no seu smartphone, isso também é uma forma de entretenimento. A Nintendo, acima de tudo, sabe que não sabemos onde o entretenimento irá nos levar".

Sobre o Wii U, Miyamoto disse que a Nintendo pensa sobre que tipos de experiências as famílias querem na sala com uma TV. "Porque não achamos que famílias, nem TVs deixarão as salas de suas casas".

A respeito das baixas vendas do console, Miyamoto disse que a plataforma tem grande potencial e que é melhor esperar mais para comentar a respeito.

Nenhum comentário: