3 de jan. de 2013

Sony apresenta patente de tecnologia que pode bloquear jogos usados



A Sony pesquisou e patenteou uma nova tecnologia que pode ser usada para bloquear jogos usados - ou mesmo emprestados - numa próxima geração de consoles. Chamada de "Sistema de Processamento de Conteúdo Eletrônico", a tecnologia pode associar discos individuais de games com contas de usuário específicas.

O registro da patente, detectado por um usuário do fórum NeoGAF,  não diz em que sistema o recurso será usado. Entretanto, especulações passadas sugerem que a Sony está interessada em eliminar o mercado de jogos usados no PlayStation 4.

"Um console de games inclui uma permissão de uso para um disco de jogo para um usuário do console, um drive de disco ou dispositivo de reprodução para aquele jogo", diz um trecho da patente. O texto prossegue com "o drive lê uma identificação presente no disco. Quando o disco com o jogo for colocado no drive, o dispositivo reprodutor verificará a identidade do disco e a permissão de uso para aquele usuário. A combinação de ambos permitirá o uso ou não daquela cópia do jogo naquele dispositivo".

No registro da patente, a Sony diz que num negócio como a indústria de games, é "vital" a redistribuição de parte dos lucros das vendas para os desenvolvedores, que não vêem um centavo das vendas de jogos usados. A Sony diz que o mercado de usados pode colocar novos jogadores em contato com certos títulos, mas que no longo prazo, não beneficia os desenvolvedores.

A Sony diz no documento que a patente pode "sufocar" o mercado de jogos de segunda mão se a tecnologia for implementada. Os recursos também poderiam ser usados com outras mídias, como imagens e música.

A patente foi enviada ao órgão responsável nos EUA em setembro e publicada nesta quinta-feira. Não indica necessariamente que a Sony vai bloquear ou proibir de alguma forma jogos usados no PS4 ou em algum outro dispositivo.

Vários nomes na indústria já se manifestaram contra os jogos usados, como desenvolvedores da Crytek (da série Crysis e do primeiro Far Cry), da DICE (da série Battlefield) e da Volition (das séries Saints Row e Red Faction, ligada à THQ). Entretanto, há nomes, como o diretor da CD Projekt, Adam Badowski (desenvolvedor da série The Witcher), que já disse mais de uma vez que bloquear jogos usados pode ser uma "coisa ruim".

Fonte: Gamespot

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