2 de nov. de 2011

Patente da Sony sinaliza futuros controles biométricos


Em 2009, a Nintendo mostrou intenções de explorar um novo tipo de interface de usuário com o Vitality Sensor, um periférico que monitoraria o pulso cardíaco do jogador e usaria essa informação nos jogos. Enquanto o acessório da Big N ainda não foi lançado, um recente pedido de patente mostra que a Sony também quer navegar por essa águas.

Enviada em dezembro de 2010, a patente revela desenhos para três tipos diferentes de controles biométricos: dois modelos são, respectivamente, similares aos controles DualShock 3 e Move, enquanto um terceiro é um handheld similar ao PlayStation Vita. A descrição da patente detalha como os controles leriam os sinais biológicos do jogador na forma de inserção de dados.

Os "bio-dados" seriam capturados, analisados e então usados para alterar o estado do software ou jogo. Eles potencialmente poderiam alterar automaticamente as configurações do jogo de acordo com o conforto e estado mental do jogador. O produto também poderia avaliar a experiência de cada jogador, individualmente.

No pedido de patente a Sony descreve uma série de potenciais usos para a tecnologia, dando como exemplos o uso do nível de stress do jogador para ajustar a dificuldade do jogo, aumentando, por exemplo, a eficiência de uma arma num jogo de tiro, ou colocando uma trilha sonora mais relaxada ou mais agitada de acordo com o estado do jogo, etc.

Fontes: GameSpot e Siliconera

Nenhum comentário: