21 de fev. de 2013

Olá, PlayStation 4!



A Sony fez ontem o anúncio do PlayStation 4, numa conferência global em Nova York. O console não foi mostrado e a companhia não falou em preços, mas muito foi dito e exibido a respeito dele. Confira o resumo abaixo:

O nome do console é PlayStation 4/PS4 mesmo.

O arquiteto principal do sistema é Mark Cerny, veteraníssimo da indústria. Cerny disse que a Sony vinha discutindo com desenvolvedores de jogos nos últimos cinco anos.

Cerny disse que o PS4 terá uma arquitetura de PC top de linha, com um processador baseado em x86, 8 GB de memória, disco rígido e uma placa gráfica avançada, também de arquitetura PC.

O PS4 virá com um novo modelo de controle, o DualShock 4. O novo joystick tem um formato levememente diferente do atual DualShock 3, e os botões Start e Select desapareceram, dando lugar a botões "Options" (este deve incorporar as funções dos dois excluídos) e "Share". O controle também terá uma entrada para fone de ouvido, e um sensor interno que fará o controle funcionar como um sensor de movimento, que será capturado por uma câmera no estilo Kinect chamada "Light Bar".

A Epic Games (Unreal Engine 4) e a Havok, especialista em animação e físicas de jogos, apresentaram demos técnicos, mostrando que as empresas terceirizadas já estão por dentro da plataforma e desenvolvendo para ela.

Para mostrar a natureza mais amigável aos desenvolvedores do PS4, Mark Cerny mostrou uma nova propriedade intelectual na qual está trabalhando, chamada Knack.

O PS4 terá um recurso de "adormecimento repentino" que suspenderá a jogatina e permitirá que o jogador retorne depois exatamente do ponto que parou. Chega de perder horas de jogo porque sua mãe lhe chamou pra almoçar.

A máquina terá recursos de gravação de vídeos de gameplay, que você poderá subir para a rede a qualquer momento.

O serviço online do PS4 usará nomes reais com redes sociais conectadas a outros dispositivos. Não está claro se isso vai forçar a PSN a readaptar todo seu sistema ou se teremos uma rede completamente nova. A descrição da Sony combina Facebook, Twitter, PSN e PS4 numa coisa só.

O Gaikai permitirá que você transmita games do PS4 para o Vita.

Não haverá retrocompatibilidade nativa com jogos das gerações anteriores, mas através do Gaikai, jogadores poderão todar qualquer game das gerações anteriores do PlayStation através de seus serviços na nuvem. Não foi esclarecido se teremos que comprar os mesmos jogos de novo.

Desenvolvedores como Tim Schafer (Full Throttle, Grim Fandango, Brütal Legend, série Monkey Island) e David Cage (Heavy Rain) se mostraram "bastante empolgados" com o PS4.

A hora que mais importava então chegou, a dos jogos:

A Guerrilla Games está fazendo o FPS Killzone: Shadowfall. Deverá sair junto com o console.

O Evolution Studios (produtora da série MotorStorm) mostrou Driveclub, jogo de corrida com integração social. "Estávamos esperando pela tecnologia ficar viável para fazer o que planejávamos", disse um representante do estúdio.

A Sucker Punch lançará o terceiro jogo da série InFamous, subtitulado Second Son, com um novo protagonista.

Outros projetos mostrados que estão diretamente ligados à Sony foram The Witnness, de Jonathan Blow (criador do aclamado Braid), além de projetos de David Cage, que mostrou uma nova técnica de animação de personagens desenvolvida pelo seu estúdio, o Quantic Dream, e um novo título da Media Molecule, criadores de LittleBigPlanet. O projeto mostrou um uso do PlayStation Move para fazer esculturas digitais. O diretor criativo da MM, Alex Evans, chamou o PS4 de "console criativo".

Fora da Sony, algumas terceirizadas também apresentaram projetos para o PS4:

A Capcom apresentou uma nova propriedade intelectual chamada Deep Down, criada por Yoshinori Ono (Street Fighter IV) e rodando sob um novo motor gráfico chamado Panta Rhei.

A Square Enix mostrou um demo baseado no motor Luminous, que já havia sido apresentado na E3 do ano passado, e também revelou que na próxima E3, em junho, mostrará o novo Final Fantasy.

A Ubisoft mostrou mais uma vez Watch Dogs, que foi confirmado para o PS4.

A Blizzard, numa revelação surpreendente - embora houvessem boatos a respeito antes do lançamento da versão para PC, anunciou uma parceria com a Sony e lançará Diablo III para PS3 e PS4.

A Activision mostrou o novo jogo desenvolvido pela Bungie, criadores da série Halo. O jogo, um FPS de ficção científica chamado Destiny, será lançado em várias plataformas, incluindo o PS4.

A Sony apresentou uma lista de empresas envolvidas com o novo console: Activision, Tri-ace, Capcom, Chara-Ani, Atlus, Artdink, Keen, Yuke's, Saber, Paradox, ImageEpoch, Mages, From Software, Cat Software, Sumo Digital, Granzella, Spike Chunsoft, Sega, Nixxes, SOE, Ninja Theory, Splash Damage, Genki, Falcon, Kadokawa Games, Marvelous AQL, Team 17, System Soft, Level 5, Starbreeze, Rebellion, EA, Namco Bandai Games, ARC System Works, D3 Publisher, Warner Bros Games, Rockstar Games, Yager, Zen, Climax, Stainless Games, Codemasters Racing, GungHo, CD Projekt, Xing, Sucker Punch, Tecmo Koei, Disney, 2K Games, C2, Idea Factory, Ascii Media Works, Lucid, Dimps, Telltale Games, Bohemia Interactive, LucasArts, Ganbarion, Bethesda, O-Two Inc, MercurySteam, Avalanche Studos, Grasshopper Manufacture, ToshI, 505 Games, Platinum Games, BlitzGamesStudios, Acquire and Crafts & Meister.

A Sony encerrou a conferência dizendo que o console será lançado no final deste ano, mas sem especificar os locais de lançamento, e não falou sobre preços.

Nenhum comentário: