2 de mai. de 2011

Sony faz coletiva sobre retorno da PSN

psn_blue_57784_screen
A Sony Computer Entertainment realizou uma coletiva de imprensa neste domingo, para dar esclarecimentos sobre a invasão de hackers que deixou a PlayStation Network e serviços paralelos fora do ar desde o último dia 20.

Na coletiva, que contou com a presença do presidente da SCE, Kazuo Hirai, além de outros executivos da empresa, foi revelado que os serviços da PSN começam a retornar esta semana. Os primeiros passos do retorno da rede serão:

restauração das funções de jogatina online para PS3 e PSP, incluindo verificação online e jogos baixados;
acesso ao serviço Music Unlimited by Quirocity para os assinantes;
acesso ao gerenciamento de contas e senhas;
PlayStation Home;
listas de amigos;
funcionalidades de chat;

Trabalhando junto com várias empresas externas de segurança, a empresa implementou medidas significativas para detectar eventuais futuros ataques e atividades não autorizadas, para garantir aos consumidores uma maior proteção às suas informações. A Sony ainda criou um cargo de chefe de Segurança da Informação, que reportará diretamente a Shinji Hasejima, Chefe de Informação da Sony, para dar mais know-how nas medidas de segurança. Dentre as medidas de segurança implementadas, estão:

Implementaçao de um software de monitoramento para detecção e defesa de novos ataques
Aumento dos níveis de proteção e encriptação de dados
Aumento da capacidade de detecção de intrusos na rede
Implementação de firewalls adicionais

A Sony ainda anunciou o plano de mover o sistema da PSN para um novo data center, em local diferente do atual, que já está em construção e desenvolvimento há alguns meses.

A Sony ainda fará uma atualização do sistema do PS3 que tornará necessário que os usuários mudem suas senhas de acesso à PlayStation Network. Como medida extra de segurança, os usuários só poderão fazer a mudança nos mesmos PS3 nos quais fizeram seus cadastros, ou então através de uma confirmação via e-mail.

A Sony também anunciou um pacote “Welcome Back” ("bem vindos de volta") para os usuários da PSN. A empresa oferecerá 30 dias gratuitos dos serviços PlayStation Plus e Quirocity (este, nos países onde estiver disponível), além de conteúdos exclusivos para download, a serem definidos. Os atuais usuários dos serviços pagos ganharão trinta dias a mais em suas assinaturas.

A Sony não forneceu informações sobre como ficarão os usuários dos jogos online Free Realms e DC Universe Online.

Finalmente, a empresa ainda vai reforçar a segurança em todas as transações envolvendo a PSN enquanto restaura o sistema.

Nenhum comentário: