2 de mai. de 2011

Mais um abalo para a Sony: sistemas online para PC invadidos

dcuniverseonline_05605_screen
Mais problemas para a Sony. Além da queda dos serviços da PlayStation Network e da Quirocity, agora a divisão Sony Online Entertainment (SOE) também tirou do ar os seus serviços online para PC, que funcionam através do site Station.com. Dentre os jogos afetados, estão EverQuest, EverQuest 2 e DC Universe Online (foto).

"Tivemos que interromper os serviços da SOE temporariamente", diz o aviso no Station.com. "Durante as investigações sobre as invasões aos nossos sistemas, descobrimos algo que nos obrigou a paralisar o serviço imediatamente", diz o comunicado.

Esse episódio se junta aos problemas que a Sony vem enfrentando desde o dia 20 de abril, quando a PSN saiu do ar após um ataque hacker. Entretanto, a empresa dissociou os ataques à PSN dos que atingiram a Sony Online Entertainent, dizendo que os servidores estão em estruturas distintas.

Horas depois, a SOE confirmou que mais de 10 mil registros bancários podem ter sido roubados junto com dados de cartoes de crédito na invasão a seus sistemas. Um comunicado da SOE diz que os hackers tiveram acesso a 24,6 milhões de contas no sistema, que incluiu algumas informações bancárias de um banco de dados antigo, de 2007. Essas informações, incluem nomes, endereços, datas de nascimento, números de telefone, logins e senhas, sendo que essas senhas não estavam guardadas em formato de texto puro, usando o que o pessoal de TI chama de “hash function”.

Já dos cerca de dez mil contas "estrangeiras", além dos dados já citados, havia os dados de contas bancárias. Ainda de acordo com a SOE, essas 24,6 milhões de contas não eram somente para jogos.

Veremos nos próximos dias os novos capítulos dessa novela chata.

Nenhum comentário: